Aula 1: Iluminação Frontal
Precisamos entender primeiramente que a fotografia é uma forma de comunicação visual, ou seja, não verbal. É através da imagem que ela nos comunica algo. Então temos dentro da construção da fotografia, a luz que pode nos transmitir algo permitindo sensações diferentes. Uma grande aliada nesse processo de entendimento é a própria natureza do planeta. Um dia sem nuvens, ensolarado traz mais alegria e bem estar, enquanto um dia nublado ou chuvoso nos deixa mais fechados e retraídos. Logo temos que, uma fotografia mais iluminada ou menos iluminada também vai interferir no modo como “lemos” essa imagem. O mesmo acontece com a penumbra ou imagens mais escuras, fazendo um paralelo com a noite. Isso também é válido para a temperatura de cor como vimos anteriormente, onde o laranja remete ao calor e o azul ao frio.
No caso de fotografia com pessoas temos ainda um terceiro elemento que é a pose. A pose da modelo ajuda a transmitir uma mensagem, uma ideia, um conceito. Temos que entender aqui que o corpo fala, através do gestual da modelo, dos olhos e a forma como seu corpo se expõe diante da câmera.
A união desses 3 fatores, da luz, cor e a pose nos ajuda a criar uma comunicação não verbal que deve atingir seu público.
Nosso tema aqui hoje é explorar como a luz, que é o principal elemento da fotografia, pode ser moldada.
Vamos entender aqui hoje 3 formas diferentes de iluminar uma pessoa e seus efeitos, prós e contras.
A iluminação frontal é uma direção que dá maior visibilidade ao sujeito inteiro pois cria poucas sombras e é um tipo de iluminação que não valoriza tanto a textura. É muito utilizada em fotografias de beauty, com o rosto bem frontal onde o intuito é mostrar a maquiagem na modelo. Fotos 3×4, de documento, por exemplo, utilizam luz frontal quase sem sombras justamente para dar uma maior visibilidade sem grande interferência das sombras.
Mostrar na modelo a diferença da luz dura e de uma luz suave frontal. Mostrar como o tamanho da fonte de luz abrange uma cobertura maior se espalhando e uma luz dura como uma panela concentra mais e gera mais contraste e sombras pesadas. Na demonstração da luz dura mostrar o efeito do rebatedor branco e prata para diminuir contraste e suavizar sombras.
Você precisa estar logado para fazer anotações.